terça-feira, 1 de dezembro de 2009

TREINAMENTO


Bombeiros simulam acidente com vítimas presas em ferragens

Evento contou com o apoio da Administração e da Polícia Militar de Meridiano

Um grupo formado por 17 militares do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis simulou, na manhã de ontem, dia 25, um acidente de trânsito com vítimas presas em ferragens na rua São José, região central de Meridiano.
A simulação fez parte das atividades da Semana Prevencionista de Acidentes de Trânsito e contou com o apoio da Câmara de Vereadores daquele município.
O treinamento, que teve o comando do 1º Tenente PM Michel Aparecido Monroe, ocorreu por volta das 11h30, e contou com a ajuda de pessoas que fingiram ficar presos em ferragens de um veículo depois de colidir com outro.
A ação também envolveu uma motocicleta. No momento da simulação, quando as ambulâncias e as viaturas de salvamento, além de outros carros, se aproximaram do local do suposto acidente, populares aglomeraram-se para ver o que estava acontecendo, e somente após alguns minutos descobriam que se tratava de uma simulação.
Um dos bombeiros utilizou um desencarcerador, ferramenta hidráulica usada em casos de acidentes dessa natureza. Também foi ensaiada a técnica de “retirada rápida”, pois um dos veículos iria incendiar-se. O efeito foi realizado com fumaça artificial.
O primeiro atendimento foi efetuado pela equipe do serviço público de saúde de Meridiano, que obteve treinamento teórico e prático. Houve vítimas atropeladas, sendo que uma delas veio a óbito, e a outra ficou politraumatizada.
Por fim, uma das pessoas que assistiu o atendimento simulou um desmaio. Assim que as vítimas foram removidas para local seguro, foi ateado fogo em um dos automóveis a fim de ser extinto pela guarnição. Segundo o sub-tenente PM, Orlando Candeia Júnior, o treinamento foi pensado para se parecer com uma situação real, inclusive o tempo para a mobilização das viaturas até o local do acidente.
"Isolamos a área, colocamos de prontidão um carro de combate a incêndio e tudo o que costuma ser necessário nesse tipo de ação", declarou Candeia, que ainda enfatizou: “a intenção foi treinar nossos homens e para que a população presencie as técnicas de incêndio, demonstrando assim, uma maior confiança à comunidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário